Dia do Município

Tomada de posse do Provedor do Munícipe, condecoração do NACO e reconhecimento das empresas PME Excelência e PME Líder, testemunhadas pelo Secretário de Estado da Internacionalização

Foi o corolário das Festas do Concelho!

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, presidiu a sessão solene que assinalou o Feriado Municipal do Concelho, a 16 de julho.

E foi durante a sessão solene, após palavras de boas vindas do Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal, Carlos Jorge Morgado Gomes, que o Município condecorou o Núcleo Juvenil de Animação Cultural de Oliveirinha – NACO, na pessoa do presidente da direção, José Manuel Figueiredo, com a Medalha de Mérito Cultural - grau prata.

A entrega desta distinção pelo representante do Governo e pelo edil carregalense, Rogério Mota Abrantes, assentou no facto de a coletividade realizar iniciativas culturais multifacetadas, de relevante interesse municipal, (que já lhes valeram o reconhecimento da comunidade carregalense e das comunidades de outros municípios limítrofes  - prémio “Produção Artística Teatro” ao Grupo de Teatro “Mãos à Obra!” e este ano, “Prémio Cultura”, pelo Jornal do Centro, na Gala “Celebração da Primavera”, em Viseu), no apoio que esta dá a outras entidades; na constante aposta na preservação de valores concelhios e na criação do recente Coro Polifónico NACO CANTAT.

Seguindo o figurino dos anos anteriores, foi também prestado reconhecimento às empresas do Concelho com os estatutos PME Excelência 2017 (Dimoldura – Molduras e Componentes S.A.; Encontrus – Sociedade Hoteleira Lda e Texla Automotive – Têxteis Lda) e PME Líder 2017 (Carregal Alimentar Lda; EuroRalex- Confeções S.A. e Ripórtico Engenharia Lda), cujas distinções foram entregues pelo Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal e pelos elementos do executivo municipal.

Antes da condecoração e reconhecimentos, já Artur Jorge Saraiva Pereira da Silva tinha tomado posse como Provedor do Munícipe, cargo que desempenhou desde julho de 2017 e para o qual foi reconduzido após a assinatura da tomada de posse, conferida pelo presidente da Assembleia Municipal.

Antes do encerramento da sessão solene comemorativa, Rogério Mota Abrantes, Presidente da Câmara Municipal, usou a palavra dar as boas vindas ao Secretário de Estado agradecendo a visita do representante do Governo. Aproveitou para demonstrar o descontentamento pela demora do Governo na resposta ao financiamento do projeto da ciclovia de Carregal do Sal, que “ligará diretamente Aristides de Sousa Mendes à ciclovia do Dão e de forma indireta às ciclovias do Vouga e do Mondego”.

Depois deixou palavras de apreço ao Provedor do Munícipe e de agradecimento e reconhecimento ao NACO e às empresas distinguidas.

Após o discurso, o edil agraciou o Secretário de Estado com a oferta de uma peça artesanal em madeira (em forma de pinha mansa), elaborada por Fernando Gonçalves (conhecido, no concelho, por Badaró).

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, usou então a palavra começando por se mostrar agradado por estar no concelho natal de Aristides de Sousa Mendes, que, no século XX, foi “um distinto membro do Ministério dos Negócios Estrangeiros.” Por isso, e na qualidade de membro daquele ministério, “não podia deixar de me deslocar a Carregal do Sal e assinalar o papel relevante de Sousa Mendes para a democracia portuguesa”. Afinal, o Cônsul deixou um contributo “insigne e único a Portugal e à portugalidade” e foi “um ilustre diplomata português, um dos melhores da sua geração (…).

Referiu-se depois à tomada de posse do Provedor do Munícipe, que afirmou ser uma garantia de proximidade e ligação direta entre o exercício do poder autárquico e os cidadãos.
Sobre a descentralização sublinhou que a região centro tem dado “contributos únicos” no turismo e no sector empresarial aproveitando para parabenizar as empresas agraciadas na cerimónia por terem partilhado as distinções com os respetivos trabalhadores e para sublinhar que a região Dão Lafões tem dado um grande impulso ao sector exportador e contribuído “para termos hoje um país melhor”.

E terminou “Uma terra que viu nascer Aristides de Sousa Mendes e que tem hoje esta gente empreendedora é, seguramente, uma terra com futuro!”.

Data de Publicação: 25/07/2018