Dia do Animal comemorado na Escola Aristides de Sousa Mendes

A Câmara Municipal de Carregal do Sal assinalou, uma vez mais, o Dia do Animal. Foi na manhã de 8 de outubro e, este ano, na Escola Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato.

Ana Cristina Borges, Vereadora da Autarquia, deu as boas vindas aos alunos do 3.º e 4.º anos, destinatários da sessão de informação/sensibilização, proferida pelo veterinário municipal, Paulo Jaime Matos.
Entusiasmados e bastante interativos, os mais de 30 alunos ouviram e partilharam dicas sobre a responsabilidade a ter em conta quando se têm animais de estimação. Cuidados de higiene, vacinação, escolha do animal certo em função do espaço e condições do alojamento, disponibilidades económicas e de tempo foram apenas alguns dos itens focados por Paulo Jaime Matos.
O Técnico reforçou a ideia de que não basta querermos ter um animal de estimação – é imperativo respeitar as regras previstas na lei e ter em conta determinadas condições, essenciais ao bem-estar do animal, dos respetivos donos e da comunidade em geral.
Ao alertar para o número cada vez mais elevado de animais abandonados, Paulo Jaime Matos lembrou a existência do C.R.O. (Centro de Recolha Oficial) do Concelho, vulgarmente conhecido por Canil Municipal e da necessidade de controlo de nascimentos.
A comemoração do Dia do Animal em Cabanas de Viriato terminou com a apresentação de alguns animais de estimação: um cão, uma gata, uma iguana e uma cobra, os dois primeiros do próprio médico veterinário e os restantes de Luís Ricardino, proprietário dos répteis que, ano após ano, se disponibiliza para colaborar na iniciativa realizada, de forma intercalar, no Centro Educativo Nun’Álvares e na Escola Aristides Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato.
No fim, foram distribuídos flyers sobre a informação deixada.
As crianças tiveram ainda a oportunidade de ver de perto os animais de estimação e, os mais corajosos, de lhes tocar!

Data de Publicação: 08/10/2015