Biblioteca Municipal

“...se a Biblioteca é, um modelo do Universo,tentemos transformá-lo num Universo à medida do Homem ...quer também dizer alegre,...com a possibilidade de dois estudantes numa tarde se sentarem num maple, enquanto retiram ou voltam a pôr nas estantes alguns livros de interesse científico, isto é, uma Biblioteca onde apeteça ir, e que se vá transformando gradualmente numa grande máquina de tempos livres...” in “A Biblioteca” de Umberto Eco

A Biblioteca Municipal de Carregal do Sal pretende definir-se como um equipamento cultural multifacetado e abrangente, assumindo como principais objectivos a promoção da leitura pública, a melhoria de vida e a democratização da sociedade, de acordo com os princípios consignados no Manifesto da UNESCO. Pertence á Rede Nacional de Leitura Pública, com a tipologia B.M.1.

O actual edifício é uma construção de raiz e foi inaugurado no dia 25 de Abril de 2001. Assumindo como missão criar cidadãos conscientes e integrados, toda a sua organização está pensada numa lógica contemporânea de Bibliotecas Públicas, pretendendo responder às necessidades de uma comunidade exigente e às especificidades de uma sociedade em permanente mutação.

Tem como fundamentos contribuir para a melhoria do nível de vida da população do Concelho e para a democratização da sociedade em geral, promovendo a livre circulação de informação e de ideias e a criação de iguais oportunidades relativamente ao acesso à educação e à cultura.

A oferta de informação ultrapassa o documento impresso, apoiando-se em todos os suportes de informação existentes e, particularmente, na Internet. Procuramos ainda corresponder diariamente às expectativas de todos aqueles que nos visitam, assumindo e divulgando anualmente compromissos com base nas propostas que vamos recebendo.

Visitas Guiadas

À Biblioteca interessa a cooperação com as instituições de modo a formar os seus utilizadores. Aceitamos marcações para visitas guiadas no período da manhã, sempre que previamente marcadas por escolas, jardins-de-infância, ou outras colectividades, que para tal demonstrem interesse.

Horário de segunda a sexta

Sábados, domingos e feriados
Encerrado

Data de Publicação: 03/03/2015